Subscribe FaceBook

terça-feira, 13 de maio de 2008

SAÚDE: MUDANÇA DE HÁBITO DE ALTO PREÇO

PARA A MAIORIA, DEIXAR DE FUMAR É UMA TAREFA DOLOROSA

Juan Pablo não é mais o mesmo. Aos 24 anos ele está a uma semana sem fumar. Seu humor alterou completamente. Fica só, come rapidamente, grita sem motivo aparente ou s
e desespera em seu trabalho e seu humor altera muito com muita facilidade. Em casa, ao chegar do trabalho, fecha-se no quarto e prefere a solidão. Esta é a sua 2ª tentativa de parar de fumar em menos de 6 meses. "As vezes sem me dar conta já estou com o cigarro na mão, o mantenho sempre no criado mudo. Não fumo, porém não o retiro dali". Confessa resignado. O tabagismo é um vício muito forte tornando-se uma doença, conta o médico pneumologista Manuel Luna, chefe da unidade pulmonar do Hospital Roosevelt.
Quando Juan Pablo estava com 14 anos de idade, via seu irmão mais velho fumar e isso lhe parecia muito bom. Um dia ele comprou um cigarro, fumou, gostou e não parou mais. Para ele parecia divertido. Fica claro que o vício surge mais pela moda que por necessidade. Além disso, a publicidade em torno do fumo é muito forte. A pior parte, entretanto, é que a nicotina que é uma droga muito forte, gera uma dependência maior que outras substancias que inclusive são de consumo ilegal tipo a heroína. Segundo o Pneumologista Manuel Luna, "além disso, o fumo não altera a consciência e não tem conseqüências agudas instantâneas, porém a longo prazo causa câncer e problemas pulmonares". "O fumo é um problema mundial de grandes conseqüências e as pessoas deveriam mudar de atitude e parar de fumar", afirma Luna.

Fonte:Prensa Libre.com

Nenhum comentário: