Subscribe FaceBook

sábado, 10 de maio de 2008

COMPORTAMENTO: MÃE AOS 16 ANOS: DO MÊDO À ALEGRIA

NO EQUADOR, JOVEM MÃE FALA DE SUA PREMATURA EXPERIÊNCIA

Verónica Yanki Murillo, uma adolescente de 16 anos de idade, por 7 meses escondeu a sua gravidez. Quando soube que estava grávida, aos 4 meses de gestação, sentiu muito medo de revelar aos seus pais o que estava acontecendo. “Não podia acreditar o que estava acontecendo comigo aos 16 anos. Estava grávida e somente descobri isso aos 4 meses. Eu não queria ter um filho, tampouco queria fazer um aborto. Chorei o dia todo sem saber o que fazer nem a quem recorrer”. “Eu não olhava para ninguém e quando meu pai me telefonava eu me tremia toda. Achava que minha avó, com quem eu moro, iria me mandar para a rua.” Afirmou a jovem. Para esconder a barriga, Verónica passou a usar roupas mais folgadas. Um dia sua mãe lhe perguntou se estava tudo bem. Aos seis meses contou a uma colega o que estava acontecendo e por muitas vezes pensou em dar a criança para a adoção. Um dia a mãe de adolescente a chamou por telefone para dizer que o seu pai havia sonhado que ela estava grávida. Foi então que ela revelou a verdade. Ao contrário do que pensava, a mãe a abraçou e as duas choraram muito. Ela me recomendou que eu seguisse estudando e que não me preocupasse com nada, pois não iria faltar nada para o bebê, nem para mim. Para a sua surpresa, sua avó também havia ficado grávida aos 16 anos. O apoio da família foi muito importante para ela e isso lhe deu novo ânimo. A diretora da escola conversou com ela como se fosse uma filha e deu muita força para Verónica. No colégio em que estuda, somente no último ano letivo 48 adolescentes engravidaram. O parto foi no dia 5 de janeiro. Atualmente, pelas manhãs ela vai à escola e toda tarde, após estudar, vende bijuterias. No equador para cada 100 garotas, 10 engravidam antes dos 20 anos. Os pais de Verônica são separados e ela vive com sua avó. Ela ainda tem uma irmã com 10 anos de idade.
Fonte: Expreso de Guayaquil

Nenhum comentário: