Subscribe FaceBook

sábado, 21 de agosto de 2010

SURTO DE SARAMPO NA ARGENTINA

Com 3 casos confirmados e ainda 6 suspeitos, o vírus que foi eliminado a 10 anos, volta a preocupar os argentinos. O Ministro da Saúde informou que há 5 casos suspeitos em outros lugares: San Justo, Buenos Aires, Capital Federal, Entre Rios e Santa fé.
Depois de muitos anos de vacinacão, em 2000 foi o vírus foi retirado de circulação na Argentina. Além disso, para manter o vírus fora de circulação, entre 2006 e 2009 foram realizadas companhas de vacinação contra o sarampo e a rubéola. Ainda durante a copa, foi recomendada a vacinação de todos os torcedores que viajaram à Africa do Sul.
Contudo, nem todos os torcedores escutaram o conselho e, em função disso, um homem de 30 e um adolescente de 16 que vivem em San Isidro e que viajaram à África do Sul, contraíram a doença.
Ambos já se recuperam, mas ao retornar, o primeiro homem contagió ao seu filho de 15 meses e que não havia sido vacinado. 

Segundo CArla Vizzotti, chefe do Programa de Imunização do Ministério da Saúde, o vírus é transmitido pela via respiratória quando se tosse ou se fala, como a gripe. Além disso o vírus por ficar no ambiente por até duas horas.

Para conter o avanço, Vizzotte disse que é importante que as pessoas se vacinem e que consultem o médico quando os sintomas apareçam. Ela ainda disse que os médicos estão atentos para que não haja uma epidemia da doença.

Fonte: Clarin.com

Nenhum comentário: