Subscribe FaceBook

sábado, 7 de agosto de 2010

JUAN MANUEL SANTOS TOMA POSSE NA COLÔMBIA

Juan Manuel Santos é cumprimentado pelo presidente do Congresso colombiano, Armando Benedetti


Juan Manuel Santos tomou posse neste sábado como presidente da Colômbia em uma cerimônia iniciada às 15h40 local (17h40 de Brasília) na Praça de Bolívar em Bogotá, com a presença de vários chefes de Estado e de Governo.
Santos prestou juramento e recebeu a faixa presidencial diante dos mais de 5 mil convidados, entre os quais há 107 delegações internacionais representadas, segundo os últimos dados fornecidos pela Chancelaria colombiana.
Em seu discurso de posse, o novo presidente colombiano disse que está "aberto" ao diálogo com Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para pôr fim à violência, mas com a condição de que a guerrilha renuncie "às armas, ao sequestro e ao narcotráfico".
"Enquanto não libertarem os reféns, enquanto continuarem cometendo atos terroristas, enquanto não devolverem as crianças recrutadas à força, enquanto continuarem minando e contaminando os campos colombianos, continuaremos enfrentando a todos os violentos, sem exceção", advertiu Santos em seu discurso de posse.
Essa foi sua resposta à mensagem do líder máximo das Farc, Guillermo León Sáenz, conhecido como 'Alfonso Cano', quem propôs ao novo Governo "conversar" para superar a "terrível situação" que vive o país, em mensagem gravada no "mês de julho" e divulgada na semana passada. "Aos grupos armados ilegais que invocam razões políticas e hoje falam novamente de diálogo e negociação, lhes digo que meu Governo estará aberto a qualquer conversa que busque a erradicação da violência e a construção de uma sociedade mais prospera, igualitária e justa", ressaltou Santos.
Antes da cerimônia de posse, Santos, como presidente eleito, esteve em uma cerimônia indígena na cadeia montanhosa Sierra Nevada de Santa Marta, no norte do país, onde recebeu um bastão de comando dos líderes espirituais locais.
Por causa da chuva que caiu sobre a histórica Praça de Bolívar, os organizadores da cerimônia distribuíram guarda-chuvas para proteger o público. Santos sucede Álvaro Uribe na Presidência da Colômbia, que ocupou o cargo desde 2002, e se transforma no 59º líder da história republicana do país.
Crise internacional
Mesmo com todas as declarações polêmicas que envolveram a Colômbia numa crise com a vizinha Venezuela, o chanceler deste país, Nicolás Maduro, foi a Bogotá para assistir à solenidade de posse do presidente Juan Manuel Santos, portando uma "mensagem de amor e futuro" da parte do presidente Hugo Cháves.

Nenhum comentário: